Quando eu entrei na faculdade li o livro 1984, o que me fez refletir bastante e adentrar em um mundo antes pouco abordado e pensado por mim, politica e sociedade.
1984 é um romance escrito por George Orwell em 1948, sim, o cara é tão bom que escreveu um livro contando o futuro. Esse é um livro que foi um dos mais influentes do século 20, tornando-se uma leitura obrigatória para quem quer uma visão critica do totalitarismo e de como uma força de pensar e impor uma ideia pode ser fatal e poderosa na sociedade humana.
Esse romance acompanha a vida de Winston, um homem que vive em Londres (em um país chamado de Oceania no livro) que está vivendo uma guerra, porém em um mundo totalmente dominado pelo estado. 1984 mostra uma sociedade extremamente totalitária onde tudo é coletivo mas as pessoas vivem sozinhas, tudo gira em torno de uma figura conhecida como "Grande Irmão", apesar de esse nunca ter sido visto por ninguém. Nada nem ninguém escapa aos olhos do líder do país, toda sociedade é composta de diversas regras cruéis, distorcidas e amedrontadoras.
Orwell apresenta uma critica pesada à essa ideia de ditadura totalitária demonstrada em seu livro, escrito em uma época em que começava a Guerra Fria, muitas pessoas veem 1984 como uma critica ao socialismo (o que o próprio autor afirma estar errado) ou apenas uma demonstração do que poderia ocorrer em um futuro controlado por um partido político exagerado e cruel.
No mundo do livro a sociedade demonstra como pode ser pesada contra qualquer coisa que se oponha a ela, como quando Winston encontra uma mulher pela qual ele nutre laços afetivos. O romance apresenta ideias incríveis de controle da mente social por meio de pensamentos e atribui uma lingua própria, um pensamento composto em que a pessoa se engana e, acima de tudo, demonstra um pensamento de que tudo que importa é o Poder, "o poder pelo poder acima de qualquer coisa."
Enfim, esse é o livro que recomendo à todas as pessoas lerem para adquirir um pensamento critico sobre a sociedade e sua influencia nas pessoas. Obrigado pela atenção, abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário